sexta-feira, 2 de março de 2018

Aconteceu no CREIR: II Encontro Educação Infantil de Portas Abertas

No sábado, dia 24/02, ocorreu o II EI de Portas Abertas do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II. O evento contou com a presença de cerca de 80 participantes, em exercício no campo da Educação Infantil em instituições públicas dos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Magé e Mesquita, e também de instituições privadas do entorno.

Programação e material recebido pelos inscritos, preparado com todo o carinho

Participantes foram convidadas para a cantoria, mediada por nosso querido professor de Educação Musical, Ronaldo Cotrim.

A programação do dia teve início com roda de Conversa “A escuta das Crianças como princípio educativo na Educação Infantil”. Esta mesa de debate contou com participação de Maria Lúcia Lara (Coordenadora de Projetos do CECIP), Bruno Rossato e Paula Vianna (Diretores do EDI Professora Maria Cecília Ferreira), Ana Carolina Martins (Professora do Colégio Pedro II), com mediação da orientadora pedagógica do CREIR Gabriela Scramingnon.

Mesa Redonda I

Participantes da mesa redonda e integrantes da equipe organizadora do evento.

Em seguida, as portas do CREIR foram abertas para visitação dos participantes, que puderam conhecer um pouco das propostas realizadas com as crianças ao longo do ano letivo de 2017.

Abrindo as portas...

Nossa querida Daniela, e sua família, também participaram do Encontro!

Participantes percorreram vários espaços, como o laboratório de Informática Educativa

E o refeitório, em que puderam conhecer um pouco da organização daquele espaço no dia a dia.

A tarde, a roda de conversa “Práticas de Educação Infantil no Brasil a partir da abordagem italiana de Reggio Emilia: diálogos com a experiência da Educação Infantil no Colégio Pedro II” foi mediada por Cristiane de Oliveira, Katia Bizzo, Marilene Bezerra, Leda Aló e Tatiana Mello, profissionais do CREIR do Colégio Pedro II. Foi um delicioso momento de partilha com os participantes das vivências, observações e reflexões oriundas da formação realizada na cidade italiana.


Mesa Redonda II

A troca de experiências entre educadores durante o evento teve repercussão na fala de alguns professores e manifestações nas redes sociais:

"Eu amei receber outros profissionais de educação no nosso espaço. Tenho vivido momentos muito importantes no CREIR" (Alessander, professor do GIV do CREIR).

"Conheci, escutei, conversei, me emocionei...saindo deste lugar nutrida de ideias, sonhos e certezas. A educação brasileira tem seus tesouros"...(publicação de uma participante nas redes sociais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário