terça-feira, 14 de novembro de 2017

Jornada EAN - atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer



No Centro de Referência em Educação Infantil Realengo, do Colégio Pedro II, o tema 6 da Jornada EAN possibilitou a realização da ação “Vamos brincar de restaurante?”. A ideia originou-se da proposta das crianças da turma Foguete (41), composta por crianças de 4 anos, de transformar o refeitório em um “restaurante de verdade”.

Tivemos por objetivos valorizar o momento de alimentação em uma perspectiva sociocultural, favorecer a socialização e a iniciativa das crianças no contexto da brincadeira e possibilitar a expressão das ideias e sugestões das crianças a respeito do espaço do refeitório/restaurante. 

Realizamos rodas de conversa com todas as turmas do CREIR para apresentar a ideia e ouvir das crianças seus comentários sobre o que poderia ser feito para transformar o refeitório em um restaurante. 
Momento de aprovação da ideia do restaurante pelas crianças da turma 54, na “reunião” mediada pela Coordenadora Pedagógica Liana.

Debateu-se sobre o que tem naquele espaço, que profissionais que ali atuam, como ele é organizado, dentre outras questões. Esse movimento de escuta possibilitou conhecer um pouco da diversidade de experiências culturais vividas pelas crianças e seus respectivos conhecimentos de mundo. Listaram-se inúmeras propostas de intervenção, por exemplo: colocar quadros e desenhos de comidas nas paredes, feitos pelas crianças; colocar lustres “chiques”; ter garçom/garçonete, que podem ser crianças e devem usar “uniforme e avental branco”; usar bandeja para servir; ter “chefe com chapéu” para explicar as comidas; fazer o cardápio com fotos e desenhos dos pratos; ter caixa registradora e dinheirinho; ter vaso com flores de pano para enfeitar as mesas; ter música tocando; fazer uma placa com o nome do restaurante na porta.

Registros das conversas com as crianças, em suas respectivas turmas

Uma segunda ação foi realizar a votação com os nomes levantados na conversa com cada turma, momento que contou com a participação da comunidade escolar. Em uma disputa apertada, “Comida Re re re realengo” foi o título vencedor. 
Momento da votação

A transformação do refeitório a partir das ideias levantadas pelas crianças tornou o espaço mais acolhedor e motivou o consumo dos alimentos servidos na escola. No entanto, o cuidado com o espaço do refeitório/restaurante e a valorização do momento da refeição em uma perspectiva sociocultural, que transcende a necessidade fisiológica de alimentação, permanecem como foco do trabalho pedagógico vivenciado cotidianamente.

Concluímos com um vídeo que resume um pouco das experiências vividas no decorrer da Jornada:




Até a próxima, com mais novidades sobre o restaurante COMIDA RE RE RE REALENGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário